A 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria, assumirá o comando da Força de Pacificação no complexo de favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. A cerimônia será às 10h no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, base da tropa na capital fluminense.
Leia também
:: Militares de Santa Maria atuarão no Complexo da Maré
:: Militares de Santa Maria partem para a favela da Maré
:: Militares de Santa Maria vão para o Rio reforçar a segurança na Copa
Sob o comando do general de brigada Mauro Sinott Lopes, comandante da 6ª Brigada, estarão 2,1 mil militares que substituem a tropa que atuou até o momento no local comandada pelo general de brigada Roberto Escoto, da Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro.
Da região da3ª Divisão de Exército, com sede em Santa Maria, foram enviados 820 militares. As Forças Armadas ocupam o conjunto de favelas da Maré desde 5 de abril.
A Operação São Francisco 2 atuará de 30 de maio a 31 de julho no complexo, em ações como patrulhamento, revistas e ações de inteligência. O objetivo é realizar apreensões de armas, munições, drogas, carros e motos roubadas, e produtos falsificados, além de efetuar prisões de foragidos da justiça e de traficantes de drogas e garantir livre trânsito das pessoas e de veículos e o acesso de serviços essenciais prestados pelo Estado aos moradores, como recolhimento de lixo, serviços comunitários diversos, frequência das crianças e adolescentes aos estabelecimentos de ensino, entre outros.
Além disso, a Força de Pacificação realizará reuniões periódicas com lideranças comunitárias e ações cívico-sociais (ACISO), que oferecerão atendimentos médicos, palestras, prestação de serviços e atividades lúdicas para as crianças, adolescentes e adultos.
"